Ju (ou “VINUTO, Juliana” para o universo acadêmico) é graduada em ciências sociais e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo. Doutoranda em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em minha pesquisa de mestrado (ver aqui), o objetivo era compreender como o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação era socialmente construído pelos funcionários que atuam ao final do processo de implementação de tal medida, como psicólogos, assistentes sociais, professores e agentes de apoio socioeducativo. No doutorado, atualmente em andamento, o objetivo é compreender como os agentes socioeducativos que atuam em centros de internação atribuem sentido ao seu próprio trabalho, a fim de perceber variáveis que tornam um profissional mais próximo da segurança do que da socioeducação.

Além disso, desde o início de 2018 venho atuando com alfabetização de adolescentes pelo Emancipa DEGASE. O Emancipa é um movimento social de educação popular existente em todo o Brasil, sendo que o Emancipa DEGASE pensa em métodos de alfabetização adaptados a adolescentes em situação de privação de liberdade.

Neste blog discuto dimensões de mundo que estão entrelaçadas com minhas pesquisas e minha atuação como alfabetizadora. Na página “Ideias” exponho alguns debates sobre o mundo em geral, e na página “Filmes” analiso obras cinematográficas que ajudem a pensar o encarceramento em massa que ocorre mundialmente. Por fim, a página “Notícias” serve como um banco de dados pessoal sobre medidas socioeducativas, em que posto diariamente as notícias mais importantes sobre o tema.

Para acessar meus textos acadêmicos, entre aqui.

 

 

Deixe um comentário